page view

Espanhol foragido à justiça detido em Évora

Natalio Grueso foi condenado em Espanha a oito anos de prisão.

05 de dezembro de 2025 às 20:33

Um cidadão espanhol foragido há mais de dois anos da justiça do país vizinho foi detido, esta quinta-feira, na região de Évora. Natalio Grueso foi condenado a oito anos de prisão por peculato de fundos públicos e empresariais e falsificação de documentos, crimes que cometeu entre 2009 e 2011, quando era diretor-geral do Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, localizado em Avilés (nas Astúrias). 

Natalio Grueso foi condenado a oito anos de prisão em junho de 2020 pelo Tribunal de Oviedo, sentença confirmada pelo Supremo Tribunal em abril de 2023 - estava em parte incerta deste esta data. O foragido tinha um mandado de detenção europeu em seu nome. 

O ex-gestor cultural foi esta sexta-feira apresentado ao Tribunal de Évora, que já validou a sua extradição para Espanha, para cumprir a pena à qual foi condenado. O advogado de Natalio Grueso confirmou, à imprensa espanhola, que a extradição deve ocorrer "em poucos dias". O Tribunal Superior de Justiça das Astúrias confirmou, entretanto, que o Tribunal de Oviedo já foi informado desta detenção.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8