Acidente vitimou duas pessoas. Há 44 feridos, três encontram-se internados, um deles em estado grave.
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Durante a manhã deste sábado, começaram os trabalhos de remoção das carruagens do alfapendular que seguia a 190 km/hora quando descarrilou em Soure, esta sexta-feira, vitimando duas pessoas e fazendo, pelo menos, sete feridos graves.
"Devido à complexidade dos trabalhos", ainda não é "possível prever quando será restabelecida a circulação na Linha do Norte".
3 feridos internados, um inspira mais cuidados
Quarenta e um dos 43 feridos do descarrilamento de um comboio Alfa Pendular, no concelho de Soure, distrito de Coimbra, ocorrido na sexta-feira já tiveram alta e os outros três permanecem internados, disseram à Lusa fontes hospitalares.
Em declarações à Agência Lusa, o gabinete de relações públicas do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), refere que dos 28 feridos que deram ali entrada, 25 já tiveram alta clínica e os restantes três permanecem internados.
"Um doente está internado na medicina intensiva (o caso que inspira mais cuidados) e dois estão na unidade de cuidados cirúrgicos intermédios", disse a mesma fonte.
"Parecia um ataque terrorista": comboio alfa colide com máquina e mata trabalhadores
Mesmo ferido e a sangrar, o maquinista do comboio Alfa Pendular com 212 passageiros que esta sexta-feira descarrilou após abalroar uma máquina na Linha do Norte, em Matas, Soure, percorreu as seis carruagens para ver como estavam os passageiros logo após o embate. “Ele veio ter connosco, dizia ‘está tudo bem’, mas via-se que estava muito ferido”, disse ao CM uma passageira, que escapou ilesa.
Especialista diz que o que se passou com comboio em Soure foi "criminosamente grave"
O especialista em Transportes e Vias de Comunicação Luís Cabral da Silva considerou esta sexta-feira que o acidente com o comboio Alfa Pendular, em Soure, que vitimou duas pessoas, foi "criminosamente grave" e "inexplicável".
"Se de facto estamos perante uma situação dessas, estamos perante uma bizarria", salientou à agência Lusa o especialista.
De acordo com Manuel Tão, os transportes ferroviários, como o comboio Alfa Pendular, têm um recetor que recebe informações do sistema Convel, que controla a velocidade dos veículos e também garante o cumprimento da sinalização.
"Neste caso, o comboio alfa pendular estava munido de um recetor desses. Ora o veículo que entrou na via principal, estando numa via secundária, e que acabou por ser atingido pelo Alfa Pendular não é garantido que estava equipado com o recetor do Convel", realçou.
Para Manuel Tão, poderá ter havido uma falha de comunicações, se, de facto, houve uma sobreposição de regulamentos diferentes.
"Os veículos podem funcionar com sistema de sinalização por via do seu recetor e outros não podem, se eventualmente não tiver, e há aqui dois sistemas que na mesma banda horária se sobrepõem", afirmou.
À Lusa, o especialista em transportes ferroviários acrescentou que um sistema de transporte só pode ter um sistema de regulamentação e de segurança, não podendo ser "ambíguo".
"Se introduzirmos procedimentos diferentes - ou dois sistemas diferentes - ao mesmo tempo, em tempo real, numa determinada localização, a probabilidade de podermos vir a ter um incidente pode efetivamente tornar-se muito grande", observou.
O descarrilamento de um comboio Alfa Pendular, na linha do Norte, após colidir com uma máquina de trabalhos da Infraestruturas de Portugal, provocou esta sexta-feira dois mortos, sete feridos graves e 43 feridos ligeiros, disse o comandante distrital de operações de Coimbra, Carlos Luís Tavares, num ponto de situação feito no local do acidente.
O Alfa Pendular, que transportava 212 passageiros, seguia no sentido Sul-Norte, tendo saído de Santa Apolónia, em Lisboa, às 14h00, e tinha como destino final Braga.
O acidente ocorreu pelas 15h30, perto da vila de Soure, mais concretamente junto à localidade de Matas, na região Centro.
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