Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Festa do Avante! em destaque no jornal The New York Times como exceção na Europa

"O Partido Comunista Português recebe OK para evento com 16.500 pessoas", lê-se no título.
Correio da Manhã 31 de Agosto de 2020 às 20:53

"O Partido Comunista Português recebe um OK para evento com 16.500 pessoas", lê-se no título da notícia publicada esta segunda-feira no The New York Times. A notícia, assinada pela agência Associated Press, foi publicada no dia em que se ficou a saber que a Direção-Geral de Saúde permitira ao PCP organizar a sua típica festa anual com uma lotação máxima de 16.500 pessoas, metade das que o partido tinha anunciado.

O eurodeputado do CDS, Nuno Melo, partilhou a notícia na sua conta oficial de Twitter com a mensagem: "A festa do Avante a surpreender o mundo. Parabéns camaradas". A notícia refere na entrada que esta autorização tem um número "anormalmente alto para ajuntamentos na Europa durante a pandemia de coronavírus". A notícia surge em dezenas de jornais mundiais, incluindo o protal noticioso da Microsoft.

A notícia dá ainda conta da contestação que muitos setores da sociedade têm feito por as autoridades terem cortado o número de pessoas que podiam assistir a eventos públicos, mas por permitirem a presença de tantas pessoas na festa comunista. 

The New York Times refere que o anúncio surge aquando "de o governo de centro-esquerda Socialista está à procura de apoio político de outros partidos, incluindo os comunistas, para o orçamento de 2021". 

É ainda referido que a diretora-Geral de Saúde que lembrou que "há um risco real que, durante o evento, pessoas infetadas com e sem sintomas podem circular pelo recinto" e que a ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que as regras "foram bem pensadas".

Ver comentários