page view

Fingia trabalhar para empresa de eletricidade e burlava pessoas com supostas multas e pagamentos em atraso. Foi detido

Suspeito se terá apropriado de dezenas de milhares de euros, enganando um número ainda não determinado de vítimas, que poderá ultrapassar as duas centenas.

11 de julho de 2025 às 09:01

Um homem, de 38 anos, foi detido no Seixal por fingir ser funcionário da Empresa de Eletricidade da Madeira ou da E-Redes e contactar pessoas por telemóvel invocando supostas coimas, taxas em dívida e/ou pagamentos em atraso, exigindo que efetuassem transferências para referências multibanco, indicadas por ele, ameaçando cortar o fornecimento de energia elétrica se o pagamento não fosse feito de imediato.

Segundo comunicado da PJ, na operação "Apagão" foram realizadas três buscas domiciliárias, tendo sido possível recolher importantes elementos indiciários e probatórios, da prática reiterada das burlas, por parte do suspeito, que recorria a circuitos bancários internacionais, para dissipação e ocultação do dinheiro obtido.

A investigação começou no início de 2025 e apurou que o suspeito se terá apropriado de dezenas de milhares de euros, enganando um número ainda não determinado de vítimas, que poderá ultrapassar as duas centenas.

As vítimas eram de várias zonas do país, mas com relevante incidência, da Região Autónoma da Madeira.

A operação foi realizada através do Departamento de Investigação Criminal da Madeira e contou com o apoio do DIC de Setubal e com a colaboração da Força Aérea Portuguesa.

"A investigação prossegue, visando apurar o número total de vítimas, o montante indevido conseguido, assim como o destino final dessas quantias", pode ler-se no comunicado da PJ.

O detido, com antecedentes criminais pela prática de crimes de tráfico de estupefacientes, abuso de cartão de garantia, de dispositivo ou dados de pagamento, burla informática/telecomunicações, vai ser presente no Tribunal Judicial do Funchal, para primeiro interrogatório judicial de arguido detido e aplicação de medidas de coação.

O suspeito está fortemente indiciado pela prática de vários crimes de burla qualificada e branqueamento de capitais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8