page view

Incêndio na Covilhã deixa bombeiro ferido. Mais de 300 operacionais combatem chamas

Durante o dia os operacionais contaram com a ajuda de 11 meios aéreos. 

30 de julho de 2020 às 07:38
A carregar o vídeo ...

Incêndio na Covilhã deixa bombeiro ferido. Mais de 300 operacionais combatem chamas

O fogo que lavra desde quarta-feira em Sobral de São Miguel, concelho da Covilhã, e que foi dominado pelas 07h30, voltou a estar ativo após três reacendimentos.

Cerca das 00h15 desta sexta-feira eram eram 370 os operacionais no teatro de operações, apoiados por 121 viaturas. Durante o dia os operacionais contaram com a ajuda de 11 meios aéreos. 

Um bombeiro ficou ferido no decorrer do incêndio, tendo sido hospitalizado. Há ainda a registar um outro operacional e um civil assistidos no local.

O incêndio está a lavrar numa zona de mato.

"Neste momento, a humidade relativa do ar subiu substancialmente, a temperatura baixou e o vento também amainou, a expectativa é de que seja controlado durante a noite e que, pela manhã, já esteja em resolução", apontou o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, à Agência Lusa já depois do cair da noite.

A acompanhar a evolução do combate no local, o autarca daquele concelho do distrito de Castelo Branco, adiantou ainda que a frente de fogo não está "tão ativa" como as que se verificaram na quarta-feira.

Dominado ao início da manhã desta quinta-feira

O incêndio tinha uma frente ativa no início da manhã, sem perigo para povoações, e durante a noite "evoluiu favoravelmente".

Francisco Peraboa indicava de manhã que a intenção era manter durante todo o dia no terreno os 500 operacionais e os 160 veículos para "trabalhos de consolidação" e vigilância, de forma a "evitar reacendimentos". 

A carregar o vídeo ...

Dominado fogo da Covilhã

Pelas 08h30 iniciaram-se os "trabalhos de consolidação e rescaldo", de acordo com o comandante distrital.

O comandante operacional afirmou que não há povoações em perigo e que os bombeiros, durante a noite, aproveitaram "a janela de oportunidade" e foram progredindo no terreno "conforme a meteorologia e a orografia foi permitindo".

Durante o dia de quarta-feira, o vento e a orografia do terreno - uma zona de serra com poucos acessos - dificultaram o combate às chamas, que deflagraram às 14:43, na freguesia de Sobral de São Miguel, uma das Aldeias do Xisto, e progrediu em direção à povoação anexa do Pereiro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8