page view

Fogo de Arouca já chegou à freguesia de Santa Eulália

Aldeia de Vila Viçosa continua confinada, com meios de socorro disponíveis, adianta a Proteção Civil.

29 de julho de 2025 às 15:42

O incêndio que lavra há mais de 24 horas em Arouca, no distrito de Aveiro, tem três frentes ativas e já chegou à freguesia de Santa Eulália, informou esta terça-feira a autarquia.

Segundo uma nota publicada, pelas 15h00, na página da Câmara na rede social Facebook, o incêndio já chegou à freguesia de Santa Eulália (lugares de Alto Moção e Ribeira Grande).

"Mantêm-se ativos os incêndios que afetam as freguesias de Alvarenga, Canelas/Espiunca e Santa Eulália, com três frentes ativas", refere a mesma nota, adiantando que a aldeia de Vila Viçosa (União de Freguesias de Canelas e Espiunca) continua confinada, com meios de socorro disponíveis na mesma.

As chamas, segundo a mesma fonte, obrigaram a interditar ou a condicionar várias estradas, nomeadamente as estradas nacionais (EN) EN224, EN225, EN326, CM 1138 e, no concelho vizinho de Castelo de Paiva, com acesso a Arouca, a Estrada Municipal (EM) 505.

O município refere ainda que as pessoas de Canelas/Espiunca que tinham sido retiradas preventivamente das suas casas já regressaram às habitações, adiantando que, até ao momento e de acordo com a informação disponível, não há registo de danos em habitações primárias e secundárias.

Os concelhos de Arouca e Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, ativaram esta terça-feira de madrugada os Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil.

O incêndio de Arouca deflagrou numa zona de mato na freguesia de Alvarenga, pouco depois das 13:00 de segunda-feira.

Às 15:20, segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, estavam mobilizados no combate às chamas 684 operacionais, 228 viaturas e quatro meios aéreos.

Ainda, dois bombeiros e dois sapadores florestais sofreram esta terça-feira ferimentos ligeiros no combate ao incêndio que deflagrou na noite de sábado em Ponte da Barca, disse fonte da proteção Civil.

Em declarações à agência Lusa, o comandante sub-regional do Vale do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Rui Costa, adiantou que, "por precaução", os quatro operacionais foram encaminhados para o hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8