page view

F-16 da Força Aérea escoltam avião depois de ameaça de bomba a bordo

Força Aérea garante alerta permanente de F-16M para defesa aérea nacional, respondendo a todas as situações de garantia da soberania nacional e da boa gestão e segurança do tráfego aéreo.

Atualizado a 19 de junho de 2025 às 17:26

A Força Aérea ativou na manhã desta quinta-feira, pelas 09h00, a parelha de alerta de F-16M, depois de um avião civil declarar potencial ameaça de bomba a bordo quando cruzava espaço aéreo nacional, pretendendo divergir para o Aeroporto de Faro. A ocorrência foi divulgada pela Força Aérea Portuguesa, em comunicado.

Para a missão, descolaram da Base Aérea N.º 5, em Monte Real, "dois F-16M em alerta permanente", como se lê na nota enviada.

Voo 6422 da companhia aérea Tuí, partiu do aeroporto de Cardiff, em Gales, Reino Unido, e tinha como destino Lanzarote, Espanha.

Depois do companhamento dos F-16, a tripulação do avião civil continuou o voo até ao aeroporto de destino, fora de território nacional, refere o comunicado. A responsabilidade transitou depois para Espanha, com os F-16M lusos a procederem ao "handover" [entrega] da missão e consequente regresso a Monte Real, adiantou a mesma fonte.

Avião aterrou pelas 10h55 locais (menos uma hora em Portugal). À espera tinha um dispositivo de bombeiros e da Guardia Civil. Passageiros e tripulação foram removidos em segurança, e a aeronave alvo de vistoria de segurança por parte de meios militares do país vizinho.

Publicada originalmente a 19 de junho de 2025 às 13:21

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8