page view

Franquelim Lobo, o barão da droga português que agora reclama inocência em tribunal

Esteve em fuga às autoridades desde 2016 mas foi apanhado em Málaga, na sequência da Operação Aquiles.

10 de dezembro de 2020 às 13:05

Franquelim Lobo, conhecido na PJ como um 'clínico geral', histórico do crime organizado que se dedicou a todos os grandes tráficos – cocaína da América do Sul; heroína da Holanda, por ligação a redes turcas; e haxixe de Marrocos –, tem 63 anos. Passou metade da vida a entrar e sair da prisão e em fuga à PJ. Esta quinta-feira, em tribunal, negou toda a acusação.

A última fuga de Franquelim Lobo já durava desde abril de 2016, quando a Unidade Nacional de Combate à Corrupção, na operação Aquiles, desfez uma rede de subornos a dois chefes da própria PJ e prendeu vários traficantes.

Só faltava o principal, que fugiu na altura para uma vila nas montanhas do deserto marroquino, onde também esconde fortuna e tem conhecimentos.

Lobo, de sentidos apurados e com múltiplos contactos, soube rapidamente que a PJ também o visava na operação – e ao filho Chiquinho, igualmente acusado no processo –, tendo inclusive solicitado às autoridades locais buscas em casas da família no sul de Espanha.

Fugiu rapidamente mas não resistiu, mais tarde, a regressar à zona de Málaga, onde agora se deixou cair nas malhas da Justiça por uma discussão fútil com o senhorio.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8