page view

Artigo exclusivo

Freira do Porto em fuga há 15 anos entrega-se à Justiça

Religiosa, responsável pela contabilidade da instituição, desviou mais de 400 mil euros e falsificou assinatura da madre superiora.

02 de agosto de 2021 às 01:30

Falsificou a assinatura da madre superiora do Centro de Bem-Estar Infantil e Juvenil do Coração de Jesus, gerido pela Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, no Porto, e apoderou-se de mais de 400 mil euros.

A freira, de 60 anos, cometeu o crime entre 2002 e 2004, mas o esquema apenas foi descoberto em 2007, numa altura em que já tinha fugido sem deixar rasto. Foi declarada contumaz e esteve em fuga à Justiça durante 15 anos. Entregou-se no último ano e foi agora pronunciada por burla qualificada e falsificação de documentos.

Foi com um advogado que a religiosa se apresentou no Tribunal de São João Novo, no Porto. Foi notificada dos factos de que tinha sido acusada em 2007 e pelos quais um dos seus cúmplices foi julgado e condenado em 2014. Foi depois extraída uma certidão do processo principal e a religiosa, que era responsável pela contabilidade na instituição, pediu a abertura da instrução. Este mês acabou por saber que vai ter de ir a julgamento - porém ainda poderá recorrer da decisão para o Tribunal da Relação do Porto.

Caso não recorra, o processo da freira, que não é considerado urgente, apenas será distribuído para julgamento por um tribunal coletivo em setembro - após as férias judiciais.

O processo refere que a religiosa desviou mais de uma centena de cheques - que usava para as necessidades da instituição - mas cuja conta bancária estava em nome da madre superiora. O desfalque, calcularam os juízes no julgamento do cúmplice da freira, ultrapassavam sempre os 10 mil euros por mês.

Em 2014, a madre superiora foi ouvida em julgamento e disse confiar na arguida, a quem entregou o livro de cheques em branco. Durante os depoimentos em tribunal, a freira que agora será julgada foi descrita como uma pessoa “muito estimada” na instituição.

PORMENORES

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8