page view

Inferno das chamas ameaça populações

Altura crítica devido ao intenso calor e vento inconstante. Pessoas e animais deslocados em Odemira.

08 de agosto de 2023 às 01:30

Com fogos de norte a sul do País, com ventos a mudarem constantemente de direção e temperaturas a ultrapassarem os 40 graus - na segunda-feira Santarém chegou aos 46,4º -, o Governo ponderou em declarar a situação de alerta devido aos fogos florestais, mas arriscou e até ao fecho desta edição não tinha avançado.

O CM sabe que tal se deve à "grande confiança" que a tutela tem no dispositivo de combate aos incêndios florestais para este ano, mas sobretudo porque para esta terça-feira - talvez o dia mais quente do ano - o vento vai deixar de soprar de leste para ser de quadrante sul, o que vai provocar o aumento dos níveis de humidade e a gradual descida de temperatura. Logo, o cenário não vai ser tão perigoso para a ocorrência e desenvolvimento de incêndios.

José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, garantiu na segunda-feira de manhã que o dispositivo de combate aos fogos "está a mostrar eficiência" neste momento.

Porém, da parte da tarde viveram-se situações muito complicadas nos concelhos de Odemira, Ourém e Leiria, com as chamas a cercarem e ameaçarem habitações de várias localidades.

Em Odemira, cerca de 1400 pessoas e 125 animais foram deslocados de forma preventiva, devido ao incêndio que deflagrou sábado em S. Teotónio e que na segunda-feira entrou em Odeceixe, no concelho algarvio de Aljezur. Durante a tarde, o fogo avançou 1257 hectares por hora. Receberam assistência 22 pessoas.

Em Leiria, a A1 foi cortada ao trânsito nos dois sentidos e uma aldeia da freguesia da Caranguejeira foi evacuada. Pelos menos uma casa foi atingida e os moradores corriam para salvar os seus bens.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8