page view

A1 reaberta nos dois sentidos entre Leiria e Fátima

EN113 está cortada entre Leiria e Ourém.

07 de agosto de 2023 às 17:07

O fogo, que deflagrou ao início da tarde de segunda-feira, no Arrabal está a aproximar-se de casas, disse à agência Lusa um vereador da Câmara de Leiria. A A1 esteve cortada entre Leiria e Fátima, mas já foi reaberta.

Depois de ter cortado a estrada nacional 113, que liga Leiria e Ourém, no distrito de Santarém, nos dois sentidos, o incêndio levou a GNR a impedir a circulação automóvel na A1, em ambos os sentidos, entre Leiria e Fátima, disse à Lusa fonte da GNR. Segundo a mesma fonte, a via, que liga Lisboa ao Porto, foi reaberta nos dois sentidos pelas 20h27.

O vereador com a pasta da Proteção Civil da Câmara de Leiria, Luís Lopes, disse à Lusa, que o fogo no Arrabal está a aproximar-se das localidades de Cardosos, Caldelas e Pereiras e está próximo de habitações, indústrias e postos de combustível. "Estamos a posicionar os meios e a enviar recursos para os locais", explicou Luís Lopes.

O autarca acrescentou que o incêndio, cujo alerta foi dado pelas 13h47, tem duas frentes ativas.

Pelas 21h10, estavam no local 213 operacionais, apoiados por 63 viaturas.

Em Lagoa da Pedra, na Caranguejeira, lavra outro incêndio, desde as 13h48. O fogo tem duas frentes ativas também, e está, para já, a lavrar em zona de mato, estando a dirigir-se para o Lavradio, no concelho de Ourém, distrito de Santarém, informou Luís Lopes, ao referir que estão a "reposicionar meios" no local. A aldeia de Vale Sobreiro recebeu ordem de evacuação. Ainda não há registo de feridos.

"Vai ser uma tarde complexa e com muito trabalho", alertou o vereador.

Segundo a ANEPC, na Caranguejeira estão no local 163 operacionais, 51 viaturas e três meios aéreos.

"Ainda passei com as chamas na autoestrada, mas a minha filha foi desviada para a área de serviço de Leiria, para onde foram desviados os restantes veículos", relatou, à Lusa, por outro lado, um automobilista que circulava na A1 com a filha, em carros separados, quando a circulação automóvel foi interrompida.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8