page view

Juíza remete decisão sobre indemnização ao FC Porto por parte dos arguidos da 'Operação Pretoriano' para tribunal cível

Clube exige indemnização de cinco milhões de euros aos arguidos da 'Operação Pretoriano'.

28 de fevereiro de 2025 às 00:04

A juíza Ana Dias, do Tribunal de São João Novo, remeteu a decisão sobre o pedido do FC Porto de uma eventual indemnização por parte dos arguidos da 'Operação Pretoriano' para o tribunal cível. A magistrada considera que julgar o pedido de indeminização iria atrasar o avanço do processo.

O FC Porto pediu, em agosto do ano passado, uma indemnização de cinco milhões de euros, alegando danos reputacionais e prejuízos financeiros devido a comportamentos dos arguidos da 'Operação Pretoriano' na assembleia geral de novembro de 2023. O clube afirma, ainda, que a conduta dos arguidos causou medo nos adeptos portistas, o que se refletiu numa redução na venda de merchandising e de bilhetes para os jogos.

Fernando e Sandra Madureira, apontados, pela juíza, como mentores, e os restantes arguidos foram acusados de 31 crimes. Desses, 19 são crimes de coação e ameaça agravada, sete de ofensa à integridade física no âmbito de espetáculo desportivo, um de instigação pública a um crime, outro de arremesso de objetos ou produtos líquidos e três de atentado à liberdade de informação.

Fernando Madureira é o único arguido em prisão preventiva, enquanto os restantes foram sendo libertados em diferentes fases, incluindo Sandra Madureira, Fernando Saul, Vítor Catão ou Hugo Carneiro, igualmente com ligações aos Super Dragões.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8