Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

JUNTAS DE FREGUESIA EXIGEM MAIS POLÍCIAS

Os presidentes das juntas de freguesia de Agualva, Cacém, Mira Sintra e São Marcos, no concelho de Sintra, escreveram ao ministro da Administração Interna, Figueiredo Lopes, a exigir a instalação da secção policial no Cacém, prometida em 2001.
28 de Setembro de 2003 às 00:00
O efectivo da PSP na Agualva revela-se insuficiente
O efectivo da PSP na Agualva revela-se insuficiente FOTO: José Barradas
No ofício pedem que a secção seja criada com "urgência", pois os assaltos multiplicam-se face ao diminuto número de polícias e ao crescimento, exponencial, de habitantes.
Em 2001, a freguesia Agualva-Cacém tinha 81843 habitantes - Hoje, elevada a cidade e composta por quatro freguesias (Cacém, Agualva, Mira Sintra e São Marcos), Agualva-Cacém terá mais de mais de 100 mil habitantes.
O crescimento exponencial não foi acompanhado pelo aumento no policiamento, antes pelo contrário, pois "a esquadra Agualva-Cacém tem um quadro de 65 efectivos mas nem 40 elementos terá", lamentou ao Correio da Manhã o presidente da Junta de Freguesia do Cacém, Sebastião Antunes, acrescentando que com a criação das quatro juntas a freguesia do Cacém ficou sem esquadra.
"O policiamento é feito pelo antigo posto policial Agualva-Cacém, que está instalado na freguesia de Agualva", frisou, revelando que os agentes, por serem poucos, não fazem policiamento a pé no Cacém: "Só o fazem de carro e como só têm duas viaturas, estas são já sobejamente conhecidas dos assaltantes..."
As principais vítimas dos assaltos são os comerciantes, nomeadamente aqueles que vendem telemóveis, televisores, vídeos, material fotográfico e artigos em ouro.
Ainda segundo o autarca, "a secção, prevista desde 2001, contempla um efectivo de 31 elementos e ficará encarregue de coordenar os dois postos policias existentes na cidade Agualva-Cacém". São eles a esquadra de Agualva e a esquadra inaugurada, há um ano, em São Marcos.
Sebastião Antunes referiu que também está previsto, igualmente desde 2001, a criação da Divisão de Sintra da PSP, concelho entregue à Divisão de Cascais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)