page view

“Mãe, já levo um olho todo negro”, disse Dylan da Silva antes de morrer

Pais de Dylan da Silva emocionaram-se em tribunal.

19 de outubro de 2018 às 09:04

Dois anos depois da morte do filho, Lucinda Araújo ainda não consegue conter as lágrimas. Esta quinta-feira de manhã, no Campus de Justiça, em Lisboa, a mãe de Dylan disse ao coletivo de juízes que o filho tinha o sonho de pertencer aos Comandos.

A carregar o vídeo ...

O relato emocionante dos pais de Dylan sobre as agressões nos Comandos

"Ele não me fazia queixas, mas uma vez apareceu em casa com um olho negro. Noutra com uma entorse no pé. O pai teve de o levar ao hospital. No Exército só lhe deram umas muletas", lamentou Lucinda.

A ouvir, no banco dos réus, estavam os 19 militares acusados de vários crimes de ofensas à integridade física agravadas e abuso de autoridade.

"Ele até me avisou por mensagem: ‘Mãe, já levo um olho todo negro’. O meu filho poupava-me a muito", continuou Lucinda, especificando que em setembro de 2016, ao visitar o filho no hospital, os médicos deram-lhe poucas esperanças. "O meu filho tinha os braços todos negros, as pernas com arranhões e estava inchado".

O pai, Vítor, desabafou que os médicos do Hospital Curry Cabral disseram que nunca tinham visto nada assim.

Recorde-se que Hugo Abreu e Dylan da Silva eram recrutas e morreram durante a Prova Zero do 127º Curso dos Comandos, no campo de tiro de Alcochete.

Ontem foi ouvido também um dos recrutas que desistiu do curso. O relato foi impressionante. "Estava muito calor, só bebíamos água quando nos deixavam. Vi o Hugo Abreu a cuspir saliva e o primeiro sargento Rodrigues em cima dele. Ele tinha terra à volta da boca. Sempre que pedíamos água éramos atirados às silvas, a rastejar".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8