page view

Maior exercício do Exército treinou brigada da UE que pode ser empregue na Ucrânia

'Orion 25' reuniu em Santa Margarida 1700 militares de Portugal, Espanha, França, Itália e Roménia.

15 de maio de 2025 às 15:27

O Exército terminou esta quinta-feira, no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância, o exercício multinacional 'Orion 25' que junta 1700 militares de Portugal, Espanha, França, Itália e Roménia e visa "certificar o grande compromisso de Portugal para com a União Europeia (UE), a sua força de reação rápida", explicou no local o chefe do Exército, o general Eduardo Mendes Ferrão. Essa força poderá ser apenas empregue em missões de estabilização - e tal como o CM já noticiou um desses cenários é o empenhamento na Ucrânia, caso a UE assim o entenda.

"É um Exercício de grande dimensão e exigência, que visa mostrar a proficiência técnica e tática ao nível individual e coletivo das forças que aqui estão. Estamos a colocar forças de diversos países a trabalhar em conjunto em situações de grande exigência, porque só fazendo estes exercícios é que conseguimos ter confiança na força que podemos pôr à disposição da UE", descreveu o Chefe do Estado-Maior General do Exército.

A brigada de 2200 militares dos referidos países para a UE, que será comandada durante um ano pelo major-general português Luís Calmeiro, comandante da Brigada Mecanizada, fica para já com uma prontidão de 30 dias, que a partir de janeiro passará a cinco dias. Ou seja, nesse prazo estará na missão para onde for enviada.

"O exercício tinha objetivos muito bem definidos. Numa primeira fase, testar a projeção de forças – destacar as forças dos diversos países até Portugal -, também a nível nacional treinámos a projeção de forças para a área de treino de santa margarida; numa segunda fase, os nossos militares conhecerem-se uns aos outros fazendo treino para conhecerem os sistemas de armas e os procedimentos; numa terceira fase, resolver várias situações táticas e várias capacidades; e no final, fazer tudo com fogos reais, em segurança e eficiência", descreveu o general Mendes Ferrão.

A força "não está desenhada nem tem por missão combate de alta intensidade", relembrou.

O 'Orion 25' tem como cenário a região de LEVONTO, uma área geográfica fictícia a 6 000 km de Bruxelas, contanto com a participação de 1 700 militares e 350 viaturas. Além de Santa Margarida, os treinos chegaram aos centro urbano e ao aeródromo de Ponte de Sor, à região do Domingão e à freguesia da Bemposta. Terminou esta quinta-feira com um exercício tático com fogos reais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8