page view

Gerentes de stand automóvel de Esposende acusados de fraude fiscal que lesou Estado em mais de 250 mil euros

Arguidos conseguiram uma vantagem patrimonial ilegítima de 259.525 euros, relativa a IVA que deixaram de entregar ao Estado.

27 de abril de 2021 às 18:05

O Ministério Público (MP) acusou os dois gerentes de uma sociedade de comércio automóvel de Fão, Esposende, de fraude fiscal qualificada, por alegadamente terem lesado o Estado em 259 mil euros em sede de IVA. 

Em nota publicada esta terça-feira na sua página, a Procuradoria-Geral Regional do Porto refere que a própria sociedade comercial do distrito de Braga também está acusada do mesmo crime.

O MP considerou indiciado que os arguidos, nos anos fiscais de 2017 e 2018, importaram diversos veículos automóveis de fornecedores belgas, holandeses e alemães, não declarando, nos termos do regime do IVA, as aquisições, nem pagando o IVA devido.

Ainda segundo o MP, os arguidos, posteriormente, através da sociedade que geriam, venderam os veículos importados a particulares, mas, com o objetivo de diminuir o imposto de IVA liquidado, ou emitiram as faturas ao abrigo de regime de IVA mais favorável não aplicável, ou nem sequer emitiram fatura.

A sociedade terá ainda emitido faturas a diversos clientes por prestação de serviços de confeção a feitio e de embalamento, "com menção de cobrança de IVA que nunca foi declarado nem entregue ao Estado por decisão dos arguidos".

Para o MP, os arguidos conseguiram uma vantagem patrimonial ilegítima de 259.525 euros, relativa a IVA que deixaram de entregar ao Estado.

Por isso, o MP pede que os arguidos sejam condenados a pagar solidariamente aquele montante ao Estado, "por corresponder à vantagem patrimonial que tiveram com a prática do crime".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8