page view

Mulher levava folha com droga mortal para o filho preso em Sintra

Apanhada com uma folha de 'K4', droga fumável, na cadeia de Sintra. Cada folha pode valer dois mil euros. Tem efeitos devastadores e pode ser mortal.

18 de agosto de 2025 às 01:30

Guardas da cadeia de Sintra travaram, sábado, uma mulher que se preparava para visitar o filho com uma folha inteira de 'K4'. Trata-se de uma nova droga, embebida em folhas de papel, e que está a tornar-se numa verdadeira epidemia nas prisões nacionais. A ‘K4’ é fumável: os reclusos compram folhas, inteiras ou cortadas em várias partes, embebidas nesta droga. Tem efeitos devastadores e pode ser mortal (desmaios, alterações no batimento cardíaco e respiração, entre outros). Dentro das prisões, esta droga sintética pode valer algo como dois mil euros.

No sábado, os guardas que estavam de serviço na cadeia de Sintra aperceberam-se que a mulher tentava fazer entrar o produto e agiram de imediato. Ao que o CM apurou, a GNR não foi chamada porque os guardas ainda não têm indicações superiores de como agir nestes casos. É feita comunicação à direção da prisão, que, depois, participa ao Ministério Público para procedimento criminal.

Algumas cadeia estão já sinalizadas pelas autoridades que mantém vigilância apertada. É o caso de Paços de Ferreira, no Porto; Carregueira, em Sintra; Custoias, em Matosinhos; e Coimbra. Para travar a disseminação, os sindicatos da guarda prisional já propuseram à tutela que a correspondência deixe de ser entregue aos reclusos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8