page view

Penas mais leves para incendiários

Penas de Patrick Teixeira e Fernando Marinho foram reduzidas.

10 de outubro de 2015 às 21:17

Responsáveis pela morte de quatro bombeiros e por causarem ferimentos a outros doze – em agosto de 2013 durante os incêndios na serra do Caramulo, em Vouzela – Patrick Teixeira e Fernando Marinho viram esta semana as penas serem reduzidas pelo Tribunal da Relação de Coimbra. Patrick tinha sido condenado a 18 anos de cadeia e passa agora a ter de cumprir 16. Já Fernando viu a pena passar de 12 para 9 anos e meio de prisão.

Para diminuírem as penas, os juízes desembargadores tiveram em conta no caso de Fernando, de 21 anos, o facto de este arguido ter confessado os crimes e de ter manifestado arrependimento.

Já no caso de Patrick, de 29 anos, os magistrados entenderam que a seu favor pesava o facto de ter apoio familiar. A Relação lança, no entanto, no acórdão, duras críticas à postura do arguido durante o julgamento.

"Exteriorizou uma incompreensível e intolerável frieza e insensibilidade perante as consequências da sua conduta. Foi essa a sua postura ao longo de todo o processo e também na audiência de julgamento", lê-se no acórdão da Relação.

Patrick e Fernando Marinho atearam fogo à Serra do Caramulo quando seguiam numa scooter. Foram responsáveis pelas mortes de Ana Rita, Cátia Dias, Bernardo Cardoso e Bernardo Figueiredo. Os dois arguidos – que estão em prisão preventiva – têm ainda de pagar indemnizações superiores a um milhão de euros aos familiares das vítimas mortais, aos bombeiros feridos e ao Instituto de Conservação da Natureza.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8