page view

Pescadores caem ao mar quando apanhavam a rede

Jacinto Chilro, de 47 anos, fraturou ao cair à água, em Ovar. Embarcação virou e os dois pescadores ficaram agarrados à proa.

27 de abril de 2018 às 09:03

Jacinto Chilro, de 47 anos, e António Gomes, de 39, pescavam a 200 metros da costa, junto à praia de Cortegaça, em Ovar, esta quinta-feira de manhã, quando uma forte onda os fez cair à água, num momento em que puxavam as redes de pesca. A embarcação virou-se e os dois homens, de Silvalde, Espinho, ficaram agarrados à proa do barco até serem resgatados - já em estado de hipotermia. Jacinto, mestre da embarcação, fraturou um braço. Foram ambos considerados feridos graves e transportados ao hospital.

Além dos dois pescadores, também um surfista, de 31 anos, foi resgatado da água - uma vez que se atirou ao mar numa prancha para tentar salvar as duas vítimas. Jorge Silva, que também está ligado à pesca, foi socorrido no local e levado por precaução, pelos bombeiros de Esmoriz, para o hospital de Santa Maria da Feira.

"Eu estava a olhar para eles a pescarem. Quando estavam a puxar as redes veio uma forte vaga e eles caíram. O mar fez o barco virar e ficaram os dois agarrados durante uns dez minutos à proa do barco até chegar uma moto de água que os resgatou", contou ao CM Gonçalo Silva, morador em Cortegaça. "O meu vizinho ia surfar mas quando viu o que tinha acontecido atirou-se logo", descreveu ainda a testemunha.

As duas vítimas acabaram por ser socorridas já no areal. "Este acidente ocorreu uma vez que a embarcação é pequena e estava a operar num mar mais agitado. A forte ondulação terá contribuído para que o barco virasse", frisou Pinto Moreira, adjunto da Polícia Marítima do Douro.

PORMENORES

Meios no local

Além dos bombeiros de Esmoriz, estiveram no local duas lanchas da Estação Salva- -Vidas de Aveiro e meios terrestres da Capitania do Porto do Douro. Um meio aéreo também foi acionado mas não operou.

23 operacionais

O alerta para o acidente marítimo foi dado pelas 11h47. No local chegaram a estar 23 operacionais, apoiados por nove viaturas. O surfista que nadou até às vítimas foi considerado ferido ligeiro.

"Foi um susto"

"Eles estavam conscientes. Só estavam embrulhados em cobertores térmicos, mas estavam bem. Foi um grande susto para todos", referiu Gonçalo Silva, que testemunhou o resgate das vítimas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8