page view

Casal fugiu três anos a penas de cadeia por burla de 13 milhões

Casal foi detido pela Polícia Judiciária no concelho de Guimarães, em casa de familiares. Já estão em prisões.

04 de dezembro de 2025 às 15:07
A carregar o vídeo ...

Casal fugiu três anos a penas de cadeia por burla de 13 milhões

A Unidade de Informação Criminal da Polícia Judiciária (UIC/PJ) deteve um casal (ele de 46 anos, e ela de 45), no concelho de Guimarães, que eram procurados para cumprir penas de prisão por envolvimento numa burla de valor superior a 13 milhões de euros.

Os factos, apurou o CM, dizem respeito ao período compreendido entre 2013-2014. Os detidos tiveram, nessa data, uma empresa aberta na zona de Felgueiras. Atraíram um número indeterminado de clientes (na casa das centenas), com promessas de juros convidativos, para depósitos em dinheiro. Terão, mesmo, tido apoio de cúmplices para enganar os investidores de que estariam a colocar dinheiro em produtos financeiros internacionais.

Quando as vítimas se começaram a aperceber de que ficavam sem os montantes investidos, e nunca teriam acesso aos juros, fizeram queixa à justiça. A Polícia Judiciária de Braga deteve o casal, que foi julgado em 2018.

O homem viria a ser condenado a 8 anos de prisão, e a mulher a sete, por crimes de burla qualificada, branqueamento, e atividade ilícita de receção de depósitos e outros fundos. O processo transitou em julgado em 2022, e desde então o casal tem vivido com familiares no concelho de Guimarães, aproveitando os rendimentos desviados às vítimas. Foram detidos na terça-feira, e o homem encontra-se já na cadeia de Custóias, e a mulher na prisão feminina de Santa Cruz do Bispo, ambos já em cumprimento de pena.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8