page view

PJ detém em Leiria casal suspeito de prática da burla "Olá Pai/Olá Mãe"

Em causa estão "valores consideravelmente elevados", estimados para já em cerca de 22 mil euros.

16 de junho de 2025 às 18:17

A Polícia Judiciária deteve um homem e uma mulher por suspeita de vários crimes de burla qualificada, branqueamento de capitais e falsidade informática, através do esquema conhecido por Olá Pai/Olá Mãe, foi esta segunda-feira divulgado.

Segundo a Polícia Judiciária (PJ), a operação decorreu esta segunda-feira em cooperação com o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da Amadora/3ª secção, tendo os dois suspeitos, com idades entre os 24 e os 26 anos, sido detidos na zona de Leiria.

A investigação, a cargo da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da PJ, iniciou-se em 2022, tendo sido identificadas diversas transferências ordenadas pelas vítimas, tendo como destino as contas bancárias dos suspeitos, adianta a PJ, numa nota esta segunda-feira divulgada.

Em causa estão "valores consideravelmente elevados", estimados para já em cerca de 22 mil euros.

Fonte da Polícia Judiciária disse à agência Lusa que as investigações relacionadas com estas detenções prosseguem, podendo vir a existir mais detenções, identificadas mais vítimas e aumentar os valores monetários das burlas.

Na sequência das detenções e buscas domiciliárias, a PJ fez a apreensão de equipamentos informáticos e documentação bancária, relacionada com os crimes.

O casal vai agora ser ouvido em primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8