page view

PJ investiga em Ourém corrupção com fundos europeus e crimes ambientais

Câmara Municipal de Ourém e empresas do Grupo Verdasca foram visadas na operação 'Terra Limpa'.

06 de novembro de 2025 às 01:30

A Polícia Judiciária executou, na manhã desta quarta-feira, 25 mandados de busca nas instalações de três sociedades industriais, ligadas ao Grupo Verdasca, e na Câmara Municipal de Ourém, em busca de indícios da prática de um crime ambiental e de violação das regras urbanísticas. Em causa na operação, intitulada 'Terra Limpa', está a construção de um complexo industrial em território classificado como reserva ecológica nacional. 

Segundo a Polícia Judiciária, várias empresas do grupo "terão realizado atividades industriais em plena reserva ecológica nacional, sem as necessárias licenças de funcionamento e alvarás de construção, cuja atividade poderá ter causado potenciais danos ecológicos", e sublinha que na nova unidade industrial, que já está em funcionamento, há "fortes suspeitas de que na área também terão sido depositados resíduos de modo clandestino". 

Em causa estão também suspeitas de ilegalidades no acesso a financiamento europeu. Os projetos aprovados para a empresa totalizam já 19 milhões de euros de investimento comunitário, sendo que já terão sido efetuados pagamentos de pelo menos 5,5 milhões ao grupo. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8