page view

PJ faz buscas na sede da Proteção Civil

Aeródromo de Ponte de Sor também é alvo.

29 de janeiro de 2016 às 12:30

A Polícia Judiciária realiza esta sexta-feira buscas na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em Carnaxide, e no aeródromo de Ponte Sor, disse à Lusa fonte policial. A aquisição dos helicópteros Kamov está na origem da operação.

Uma outra fonte adiantou que os elementos da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ estão a recolher documentos relacionados com contratos efetuados pela ANPC. 

O Ministério da Administração Interna confirmou à Lusa a presença de elementos da PJ nas instalações da ANPC, sublinhando que prestará toda a colaboração às autoridades.

A Procuradoria-Geral da Republica confirmou, entretanto, à Lusa a realização das buscas "no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa".

No aeródromo municipal de Ponte de Sor, distrito de Portalegre, está sedeada a base de meios aéreos da Proteção Civil, entre outros serviços.

PJ faz buscas a empresa de aviação Everjets

A empresa de aviação Everjets foi esta sexta-feira de manhã alvo de buscas pela Polícia Judiciária, que também efetuou igual diligência na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e no aeródromo de Ponte Sor.

Fonte ligada ao processo revelou à Lusa que as buscas estão relacionadas com o concurso para a manutenção e operação helicópteros kamov, utilizados no combate aos incêndios florestais.

Em comunicado, a Everjets confirma "a realização de diligências levadas a cabo pelas autoridades na sua sede durante a manhã de hoje".

"O Conselho de Administração da Everjets reitera a sua disponibilidade para prestar todos os esclarecimentos às autoridades, como fez até agora, e congratula-se pelo facto de haver finalmente desenvolvimentos neste processo, esperando que possam agora ficar esclarecidas todas as questões relacionadas com o processo e com o alegado envolvimento da Everjets", adianta a empresa.

Suspeitas de corrupção e falsificação de contratos na base de buscas na Proteção Civil

As buscas efetuadas à Autoridade Nacional à Proteção Civil (ANPC) relacionam-se com suspeitas de corrupção, participação ecónómica em negócio, falsificação e prevaricação na contratação internacional para aquisição de meios áereos de combate a incêndios.

Um comunicado da Procuradoria-Geral da Republica adianta que, na investigação dirigida pelo Departamento de Investigação e Ação penal (DIAP) de Lisboa, realizam-se buscas domiciliárias e não domiciliárias.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8