page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Denúncia na PGR contra negócio dos ‘helis’

Domingos Névoa diz cumprir contrato para explorar helicópteros.

27 de fevereiro de 2016 às 01:00

A empresa Helibravo, derrotada no concurso de aluguer e exploração de 25 helicópteros ligeiros de combate a fogos, para a Autoridade Nacional de Proteção Civil, avançou com uma queixa-crime na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo a anulação do contrato entre o Estado e a Everjets. A empresa vencedora do concurso, de Domingos Névoa, garante estar a cumprir o contrato, poupando dinheiro ao Estado.

Em causa, segundo a queixa, estão irregularidades detetadas numa investigação do Ministério Público, na qual já foram constituídos seis arguidos. A ação judicial sublinha o facto de o concurso, lançado em 2012 após a extinção da Empresa de Meios Aéreos do Estado, "ter apresentado aspetos menos claros desde início".

"A Helibravo, a Heliportugal e a HTA apresentaram uma queixa-crime em 2013, apontando falsificações de documentos e favorecimentos à Everjets", disse ao CM João Bravo, presidente da Helibravo.

"Soubemos, na apresentação de candidaturas, que a Everjets usou manuais técnicos baseados em dados de uma empresa italiana, obtidos sem consentimento oficial", referiu, acrescentando: "A mesma empresa terá conseguido o caderno de encargos do concurso antecipadamente, após um governante – o ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo – o ter feito chegar por outra pessoa [Jaime Couto Alves, sócio do ex-ministro e arguido no processo Vistos Gold] ."

A Helibravo diz que, se a queixa não for considerada, avançará com uma providência cautelar para travar o contrato, exigindo que o Ministério da Administração Interna (MAI) abra novo concurso a tempo da época de fogos.

Contactado pelo CM, o MAI não comenta. Já a Everjets considerou a queixa "uma manobra para ganhar na secretaria o que perdeu em concurso".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8