page view

Poluição atmosférica preocupa em Paio Pires

Em 13 dias deste mês o valor-limite de partículas inaláveis foi excedido.

31 de janeiro de 2019 às 08:48

A Aldeia de Paio Pires, no Seixal, ultrapassou durante 13 dias em janeiro o valor-limite de partículas inaláveis, denunciou ontem a associação ambientalista Zero.

Segundo a Zero, entre 1 e 28 de janeiro, na estação de Paio Pires, "verificaram-se 13 dias, quase metade do período analisado, acima do valor-limite diário de partículas inaláveis de 50 microgramas por metro cúbico (ug/m3), com um máximo horário de 171 ug/m3 e uma média de 51 ug/m3".

"Esta é uma situação única, dado que nalguns outros locais do País se verificaram também ultrapassagens do valor-limite diário de partículas, mas em número menos elevado, relacionadas com um outro problema preocupante, mas mais facilmente identificável que é a queima de biomassa em lareiras", explica a Zero.

Em Paio Pires, nos últimos meses tem-se intensificado a poluição atmosférica, com os carros e as habitações cobertas de pó branco. No dia 19, a GNR recolheu amostras do pó, que foram encaminhadas para a Agência Portuguesa do Ambiente.

O Ministério Público está a investigar. Em causa está a emissão de detritos oriundos da Siderurgia Nacional, uma situação contestada pelos moradores.

"Não queremos que a siderurgia feche, queremos é que cumpra as regras ambientais a que está obrigada e queremos que a nossa saúde seja rastreada com frequência", diz José Pereira, morador.

Opinião partilhada por José Figueira. "Dizem que têm os filtros em condições mas a população é que sofre. Há gente que já nem quer vir para aqui morar: o fumo entra pelas casas, todos os dias temos de fazer limpezas."

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8