page view

Recluso perigoso detido quando se preparava para sair da prisão de Vale de Judeus

Crimes terão ocorrido "numa ocasião em que gozava de saída precária" e decidiu "não regressar à cadeia", em outubro de 2023.

14 de março de 2025 às 10:19

Um presidiário, de 44 anos, considerado perigoso, foi esta sexta feira detido pela Polícia Judiciária por suspeita de vários crimes de furto e roubo, em 2023. O suspeito foi detido quando se preparava para abandonar o Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus em Alcoentre, em liberdade condicional, onde cumpria pena de 20 anos.

O suspeito foi condenado pela prática dos crimes de homicídio, roubo, sequestro, furto e detenção de arma proibida. Segundo um comunicado divulgado pela PJ, os crimes que resultaram na recente detenção terão ocorrido "numa ocasião em que gozava de saída precária" em outubro de 2023. O "homem optou por não regressar à cadeia, vindo a praticar vários crimes" nas zonas do centro, interior e norte do Pais, pode ler-se no comunicado.

O homem recorreu a uma viatura furtada em Almeirim e duas espingardas caçadeiras que roubou de uma espingardaria em Bragança para efetuar os crimes. 

Contudo, num assalto ao supermercado Minipreço da Lousã foi detetado por uma equipa de militares da GNR. A fuga prolongou-se por cinco quilómetros e apenas terminou quando a viatura em que seguia se despistou, embateu num muro e capotou. 

A PJ foi acionada para o local e efetuou a detenção do suspeito. 

As autoridades apreenderam ainda elementos que "permitiram correlacionar o suspeito com outros ilícitos criminais, nomeadamente, um roubo com arma de fogo ao posto de abastecimento de combustíveis em Seia, e um roubo na forma tentada com arma de fogo à dependência do Banco Santander em Cernache do Bonjardim", explicaram as autoridades no comunicado. 

O presidiário regressou ao Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus para cumprir o resto da pena. A polícia continuou a desenvolver a investigação que resultou num mandato de detenção.

Depois de ser presente às autoridades judiciárias para interrogatório judicial o suspeito viu-lhe ser aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8