Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Primo de ‘Pidá’ preso

Têm todos menos de 21 anos e actuam em grupo. Os assaltos são muito violentos e usam armas brancas para ameaçarem as vítimas, que escolhem antecipadamente.
7 de Março de 2012 às 01:00
Durante o dia de ontem, vários familiares dos detidos estiveram na esquadra do Heroísmo à procura de notícias sobre os jovens
Durante o dia de ontem, vários familiares dos detidos estiveram na esquadra do Heroísmo à procura de notícias sobre os jovens FOTO: Maria João Marques

Sérgio, primo de Bruno ‘Pidá’ – actualmente, a cumprir pena por homicídio – é um dos vinte jovens que durante vários meses aterrorizou a baixa do Porto. Os ladrões foram apanhados ontem, durante uma megaoperação realizada pela PSP.

Tal como Sérgio ‘Pidá’, todos os assaltantes são naturais da Ribeira e da Cordoaria, onde actuavam, mas também há registo de roubos nas Galerias de Paris. Essas três zonas da baixa portuense, repletas de bares e discotecas, eram as preferidas dos ladrões. As dezenas de vítimas eram jovens, muitas vezes menores, e com pouca capacidade de defesa. Os roubos eram sempre violentos: as vítimas eram agredidas e ameaçadas com armas brancas. Impotentes, viam--se obrigadas a dar tudo o que tinham aos assaltantes.

A operação da PSP conseguiu desmantelar o grupo criminoso. Só durante a manhã de ontem, 16 pessoas foram detidas – mas até ao final da tarde esse número aumentou para vinte. À hora de fecho desta edição, continuavam as diligências de reconhecimento.

Os detidos vão ser hoje ouvidos em primeiro interrogatório no Tribunal de Instrução Criminal do Porto. n

Máfia da noite aterrorizou

O gang da Ribeira, cujo líder era Bruno ‘Pidá’, aterrorizou durante vários anos a noite portuense. Actualmente, o núcleo duro daquele grupo cumpre penas de prisão superiores a vinte anos pelo homicídio de Ilídio Correia – um segurança morto a tiro que pertencia ao gang rival, de Miragaia.

A morte de Aurélio Palha – dono da discoteca Chic, onde foi assassinado – tornou-se o último caso ligado à ‘Noite Branca’ a ser julgado. ‘Pidá’, Miguel ‘Palavrinhas’, Augusto Soares, Mauro Santos, Ângelo ‘Tiné’ e Tiago ‘Chibanga’ foram absolvidos.

Pidá Detido Primo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)