page view

PSP apreendeu 20 toneladas de 'adubo' explosivo

Trata-se do mesmo fertilizante que abalou a capital do Líbano, Beirute, em agosto de 2020, matando mais de 200 pessoas e ferindo 6500 depois de um incêndio num silo.

25 de fevereiro de 2025 às 07:00
A carregar o vídeo ...

PSP apreendeu 20 toneladas de 'adubo' explosivo

Uma operação da PSP em todo o País permitiu apreender mais de 20 toneladas de nitrato de amónio por armazenagem de nitratos em quantia superior ao permitido e sem a respetiva licença. Trata-se do mesmo fertilizante que abalou a capital do Líbano, Beirute, em agosto de 2020, matando mais de 200 pessoas e ferindo 6500 depois de um incêndio num silo.

De acordo com a PSP, a ‘Operação Explosive Precursors’ decorreu entre os dias 17 e 21 e levou a 229 ações de fiscalização que visaram “operadores económicos que disponibilizam precursores de explosivos e utilizadores profissionais, por forma a prevenir ilícitos criminais associados a esta atividade”. Esta ação terminou com 37 autos de notícia por contraordenação, 18 deles por falta de registos ou registos irregulares das transações e aquisições ou fabricos efetuados, 16 por armazenagem irregular, três por incumprimento das normas técnicas definidas para o exercício da atividade e dois por disponibilização de precursores de produtos explosivos objeto de restrições a particulares.

O uso destas substâncias é legal, mas muito controlado, uma vez que podem ser utilizadas indevidamente para o fabrico ilícito de explosivos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8