page view

PSP tem falta de 260 agentes no Algarve e vai perder mais 200 operacionais nos próximos cinco anos

Falta de pessoal agravou-se com a transferência de agentes para a nova Unidade de Estrangeiros e Fronteiras que presta serviço no Aeroporto de Faro.

04 de dezembro de 2025 às 22:06
A carregar o vídeo ...

PSP tem falta de 260 agentes no Algarve e vai perder mais 200 operacionais nos próximos cinco anos

A PSP tem falta de 260 operacionais nas várias esquadras do Algarve. Para agravar o problema na região, nos próximos cinco anos deverão reformar-se mais de duas dezenas de elementos desta força de segurança. 

Segundo o CM apurou, o Comando de Faro da PSP já teve mais de mil operacionais no seu efetivo, mas atualmente só tem cerca de 830 em todo o Algarve.

Os polícias que andam nas ruas garantem que começa a ser impossivel cumprir com a missão que lhes foi atribuída.

"Neste momento o efetivo do Comando de Faro da PSP precisa urgentemente de 260. "Em Vila Real de Santo António faltam 20 elementos, em Tavira 20, em Olhão 30, em Faro 60, em Portimão 60, em Lagos 20 e no aeroporto ainda são necessários mais 50", contabilizou ao CM João Francisco, dirigente regional da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP).

A falta de pessoal nas esquadras agravou-se com a transferência de agentes para a nova Unidade de Estrangeiros e Fronteiras.

"Muitos polícias das esquadras foram reforçar o Aeroporto de Faro. Ou seja, as pessoas que são bem recebidas no aeroporto, são as mesmas pessoas que nas cidades não têm segurança", lamenta o mesmo dirigente sindical da ASPP/PSP.

A situação pode tornar-se ainda mais dramática porque nos próximos cinco anos o efetivo desta força de segurança no Algarve vai sofrer uma grande quebra, uma vez que irá perder mais de duas centenas de operacionais devido ao limite de idade. "Em Olhão, por exemplo, quando há três elementos no carro patrulha, o mais novo tem 51 anos", explica João Francisco. 

De forma inédita, o Comando Distrital de Faro lançou um apelo público aos jovens da região para que se inscrevam no processo de recrutamento da PSP. Esta força de segurança garante um vencimento ilíquido de 1.930 euros, incluindo remuneração base, suplementos e subsídio de refeição, que aumenta para 1.998 euros no segundo ano. 18 anos é a idade miníma e a máxima passou para os 35. A altura mínima para os homens passou para 1,60 metros. As candidaturas estão a decorrer até 23 dezembro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8