page view

Recluso tenta matar guarda com faca artesanal na prisão do Linhó

Agressor tem 25 anos e foi admitido há pouco tempo na cadeia do concelho de Cascais. Guarda, de 35, sofreu ferimento grave numa mão.

17 de setembro de 2025 às 17:06

Um recluso de 25 anos, detido na ala de admissão (ala c) da prisão do Linhó, Cascais, tentou matar um guarda daquele estabelecimento prisional, com recurso a uma faca artesanal.

O CM apurou que o ataque ocorreu na tarde de segunda-feira. A vítima da agressão, um guarda de 35 anos, foi abrir a cela do recluso, que cumpre pena por incêndio e roubo, para fazer uma diligência. Em segundos, o preso avançou na sua direção com uma faca artesanal (chamada espeto e fabricada no interior da prisão) e a gritar "ou tu ou eu, um dos dois morre hoje".

O guarda só teve tempo de agarrar a arma branca com a mão, mas não conseguiu evitar ser golpeado e ferido, também nos braços. Sozinho, a vigiar 30 presos, a vítima chamou pela ajuda de um colega. Outro guarda chegou ao local e também ficou ferido na tentativa de manietar o suspeito.

O agressor foi algemado e foi já transferido, entretanto, para a prisão de segurança especial de Monsanto.

O guarda, por seu turno, recebeu tratamento hospitalar. O CM sabe que continua a trabalhar, mesmo sem estar totalmente recuperado.

O Sindicato Nacional da Guarda Prisional confirmou ao CM o ataque. "O preso está com um processo disciplinar, e nós, juntamente com o guarda, iremos avançar para a justiça. Vamos constituir-nos assistentes na queixa judicial", afirmou Frederico Morais, dirigente sindical. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8