Alerta para o desaparecimento das duas crianças na praia de Leira foi dado pelas 17h25 de domingo.
Retomadas buscas por irmãos menores desaparecidos no mar na praia de Pedrógão
As buscas pelos dois irmãos, de 11 e 15 anos, que se encontram desaparecidas no mar, depois de alegadamente estarem a banhos na praia de Pedrógão, em Leiria, foram retomadas às 7h00 por terra, segundo fonte a proteção civil.
As buscas foram retomadas com meios da Autoridade Marítima Nacional (AMN) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), adiantou fonte do Comando Sub-Regional de Leiria à agência Lusa.
"Os bombeiros juntam-se às buscas às 9h00. As buscas por mar nunca estiveram suspensas, tendo-se mantido durante a noite uma corveta", indicou.
O capitão do porto da Nazaré disse, num ponto de situação às 10h30 desta segunda-feira, que as buscas foram estendidas para sul, para onde há a tendência de deslocação das vítimas. O capitão também referiu que as condições do mar estão "relativamente piores" do que no domingo.
Neste momento estão empenhados nas buscas um navio da Marinha, uma lancha de salvamento marítima, um helicópetro da Força Aérea e está, em prontidão, uma mota de água dos Sapadores de Leiria, para resgatar as vítimas, caso sejam avistadas.
Por terra, foram acionados os Bombeiros Voluntários da Vieira de Leira e os Sapadores de Leiria.
O alerta para o desaparecimento das duas crianças que tomavam banho na praia de Pedrógão, concelho e distrito de Leiria, foi dado pelas 17h25 de domingo, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa).
As duas crianças deslocaram-se para a praia na companhia da avó. Como estava muito calor, o irmão mais novo entrou na água, mas ficou em dificuldades devido à forte ondulação. O irmão mais velho entrou na água para tentar salvar o primeiro, mas os dois acabaram por ser levados pela corrente.
As buscas foram iniciadas no domingo no mar pelos tripulantes da Estação Salva-vidas da Nazaré e da Figueira da Foz e por um navio da Marinha Portuguesa (NRP Viana do Castelo), e, por terra, por elementos dos Bombeiros Voluntários de Leiria e de Vieira de Leiria.
Para o local foi também deslocada uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.
As operações de busca estão a ser coordenadas pelo Capitão do Porto e Comandante Local da Polícia Marítima da Nazaré.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.