page view

Seis bombeiros de Arcos de Valdevez investigados pela PJ

Valores pagos no âmbito das Equipas de Combate a Incêndios Rurais alvo de investigação. Nenhum dos suspeitos foi constituído arguido.

07 de novembro de 2025 às 15:33

A Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Arcos de Valdevez confirmou esta sexta-feira que seis bombeiros da corporação estão a ser investigados pela Polícia Judiciária de Braga, por valores pagos no âmbito das Equipas de Combate a Incêndios Rurais (ECIN), conforme foi ontem avançado pelo Correio da Manhã. Em comunicado, a Direção dos Bombeiros garante que nenhum dos elementos foi constituído arguido e diz acreditar na inocência dos seus bombeiros.

Ontem, a PJ realizou buscas no quartel dos Bombeiros de Vieira do Minho e teve como alvo os pagamentos referentes aos mesmos subsídios.

No comunicado assinado pelo presidente da Direção dos Bombeiros arcoenses, Germano Amorim, é citado o despacho do Ministério Público que ordenou as buscas, onde se lê que foi determinada a busca a "equipamentos informáticos que se encontram alocados ao Quartel dos Bombeiros de Arcos de Valdevez". As buscas pretendiam recolher dados relativos a escalas de serviço, bem como "relatório de presenças com registo legível do pagamento, comprovativo de pagamento da ANPC (Autoridade Nacional de Proteção Civil), folhas de vencimento dos bombeiros, nomeadamente dos referidos na denúncia".

Os inspetores acederam ainda aos telemóveis dos seis bombeiros visados, com o objetivo de recolher informações em "conversas/mensagens trocadas entre os suspeitos conotados aos ilícitos penais em investigação, assim como a conversas trocadas nas redes sociais Facebook, Instagram, Whatsapp, armazenadas".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8