page view

Sem-abrigo droga e viola duas menores que fugiram de instituições

Crimes cometidos em ocasiões diferentes. Vítimas conheceram o músico no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia.

03 de setembro de 2025 às 01:30
A carregar o vídeo ...

Sem-abrigo droga e viola duas menores que fugiram de instituições

As duas menores de 16 anos frequentavam instituições diferentes e conheceram-se durante uma fuga, no jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia. Ficaram amigas e, em ocasiões diferentes, conheceram um sem abrigo que naquele local vagueava, lhes fornecia droga e oferecia um local para pernoitarem em casas devolutas. Nesses locais, quando estavam sob influência de drogas, o que as deixava inconscientes, violou-as e molestou-as sexualmente. O homem de 39 anos, artista musical, natural da Guiné, sem trabalho e sem residência fixa em Portugal, foi agora detido pela Polícia Judiciária do Porto e ficou esta terça-feira em prisão preventiva.

Um dos casos ocorreu no início deste ano e a menor formalizou queixa. Diz que conheceu o sem abrigo e que ele a convidou a pernoitar onde dormia com outros sem abrigo, numa casa abandonada em Vila Nova de Gaia. Nesse local, após consumirem droga foi coagida e ameaçada a manter com ele relações sexuais. Com a PJ no terreno, percebeu-se depois que uma outra menor, amiga da que denunciou os factos, tinha igualmente sido atacada pelo mesmo suspeito. Este outro caso ocorreu no verão do ano passado. A vítima indica que o suspeito a convidou a ficarem numa casa devoluta, no Porto, e que nesse local, enquanto consumiam produto estupefaciente, o suspeito lhe terá colocado uma outra substância na bebida, o que a deixou com sonolência. Foi violada. 

As duas menores fogem com frequência das instituições em que se encontram, mas para onde acabam por voltar dias mais tarde. E foi nessas circunstâncias que se conheceram e que acabaram por perceber recentemente que foram vítimas do mesmo sofrimento, às mãos do mesmo homem que dizia ser amigo delas.  As menores garantem que viam o suspeito como alguém que as poderia ajudar sempre que escapavam das instituições do Grande Porto - mas que acabou por ser um dos seus maiores pesadelos. Está indiciado da autoria de diversos crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual de duas jovens. Foi já presente a um juiz no Tribunal de Instrução Criminal do Porto para aplicação das medidas de coação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8