page view

'Serial killer' do Algarve condenado a 25 anos de prisão

Tribunal deu como provado que José Mascarenhas tirou a vida a Josielly Rodrigues, decretando-lhe a pena máxima. Atualmente, cumpre pena de prisão num processo por tráfico de droga.

10 de dezembro de 2025 às 16:06

José Mascarenhas, conhecido como Serial Killer do Algarve, foi condenado a 25 anos de prisão pelos crimes de homicídio qualificado, profanação de cadáver, furto, abuso de cartão na forma tentada e falsidade informática pela morte de Josielly Rodrigues. A juíza referiu que "nem o facto do arguido ter estado preso dois anos", entre 2018 e 2020, serviu de "fator dissuasor da prática de crimes graves".

Três anos depois da morte de Josielly Rodrigues, três juízes e oito jurados (quatro efetivos e quatro suplentes) revelaram esta quarta-feira a sentença. 

Na última sessão, durante as alegações finais, o magistrado do Ministério Público tinha pedido que o arguido fosse condenado a pelo menos dois terços da pena que possa vir a ser aplicada pelo Tribunal de Faro, ou seja, cerca de 20 anos de prisão.

José de Mascarenhas, conhecido por Kenny, estava a ser julgado por sete crimes, incluindo sequestro, homicídio qualificado e profanação de cadáver.

Segundo o Ministério Público (MP), Kenny pagava pelos serviços sexuais prestados pela vítima. O facto de saber que Josiely auferia rendimentos elevados tê-lo-á levado a orquestrar um plano para lhe roubar os cartões bancários e dinheiro. Durante o encontro, de acordo com o MP, agrediu fisicamente e manietou a vítima. Não conseguiu fazer levantamentos multibanco, mas convenceu uma funcionária de um bar de alterne a servir de intermediária numa transferência de 920 euros da conta da vítima.

A viatura usada no crime, que era da namorada do arguido, foi encontrada abandonada, com luvas pretas, fita adesiva e o telemóvel de Josielly Rodrigues no interior.

José Mascarenhas, que já foi condenado pela morte de Tatiana Mestre, em 2019, mas depois libertado pelo Tribunal da Relação de Évora, está ainda acusado da morte de Sandra Andrade, motorista de TVDE morta em 2023. O julgamento deverá começar no início do próximo ano.

Atualmente cumpre pena de prisão num processo por tráfico de droga.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8