page view

SIAP/PSP quer duplicar subsídio pago aos polícias que trabalham nas centrais 112

Valor não é revisto desde 2010.

08 de dezembro de 2024 às 16:15

O Sindicato Independente de Agentes da PSP (SIAP) quer duplicar (o valor atual é de 144,80 euros) o subsídio de função recebido pelos agentes desta força de segurança que prestam serviço nas centrais de atendimento 112.

“O protocolo entre o Instituto Nacional de Emergência Médica e o Ministério da Administração Interna, que definiu a criação de 4 centrais 112 (duas no continente e duas nas Regiões Autónomas e Açores e Madeira), é de 2010. O mesmo documento designou a PSP e a GNR para o atendimento, e criou o suplemento de função. No entanto, desde essa altura que o valor não é revisto”, explicou ao CM Carlos Torres, presidente do SIAP.

Assim, e tendo em conta que os operadores das Centrais 112 trabalham 8 horas por dia, ”atendendo muitas chamadas falsas”, o SIAP quer agora atualizar o valor do subsídio que cada um dos operadores recebe. “De referir que nos últimos anos há grande dificuldade em atrair polícias para esta função, e há também muitas pessoas a querer sair”, explicou Carlos Torres. O dirigente sindical adiantou ao CM que esta estrutura já enviou um ofício ao Ministério da Administração Interna, pedindo a revisão deste protocolo, “e a necessária atualização do subsídio pago aos polícias, devido à subida do custo de vida e ao desgaste psicológico dos operadores”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8