page view

Rússia ataca Ucrânia com um "novo míssil de alcance intermédio"

Ataque teve como alvo empresas e infraestruturas críticas na cidade de Dnipro.

21 de novembro de 2024 às 08:45

A Rússia lançou esta quinta-feira um míssil contra a Ucrânia segundo a força aérea de Kiev, citada pela Reuters. De acordo com os militares ucranianos, tratava-se de um míssil balístico intercontinental, informação contrariada por Vladimir Putin.

O presidente russo confirmou o ataque, mas afirmou que foi utilizado um míssil de médio alcance contra uma instalação militar ucraniana em resposta aos recentes ataques ucranianos de longo alcance com armas ocidentais.

“Os nossos engenheiros chamaram-lhe ‘Orechnik’”, disse Putin no seu discurso, adicionando que o ataque foi executado com um novo míssil de alcance intermédio e teve como alvo “um local do complexo militar-industrial ucraniano”, explicou.

Segundo a força aérea de Kiev, o míssil foi lançado a partir da região de Astrakha e foi a primeira vez que a Rússia utilizou este tipo míssil tão potente e de longo alcance. O ataque teve como alvo empresas e infraestruturas críticas na cidade de Dnipro.

Os Estados Unidos e o Reino Unido confirmam a versão de Putin, quanto à utilização de um novo tipo míssil balístico, num ato que interpretam como uma tentativa de intimidação.

Um alto responsável do Governo norte-americano, citado pelas agências internacionais, afirmou tratar-se de um "míssil de médio alcance" disparado contra a cidade de Dnipro e não de um míssil intercontinental, como foi inicialmente avançado pelas autoridades ucranianas.

Segundo Washington, este "míssil balístico experimental de médio alcance" foi disparado pela Rússia com o objetivo de "intimidar a Ucrânia e os países que a apoiam".

A carregar o vídeo ...

Míssil russo

Segundo os serviços de Emergência da Ucrânia, há pelo menos 15 feridos, incluindo duas crianças.

De acordo com a BBC, nove pessoas foram hospitalizadas, uma mulher de 42 anos foi levada para o hospital.

O ataque surge depois da Ucrânia ter utilizado pela primeira vez um míssil balístico ATACMS norte-americano em território russo, esta terça-feira. A forças ucranianas utilizaram também, esta quarta-feira, mísseis de longo alcance britânicos Storm Shadow em solo russo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8