Bactéria multirresistente encerra neonatologia do Hospital de Santa Maria. Mais de 10 bebés testaram positivo
Enquanto durar o isolamento, os recém-nascidos serão encaminhados para outras unidades hospitalares da região.
O serviço de neonatologia do Hospital de Santa Maria está encerrado devido a uma bactéria multirresistente, confirmou esta quinta-feira o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), que garantiu que os bebés positivos estão estáveis clinicamente.
"Os bebés positivos estão clinicamente estáveis e o Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos do CHULN está a acompanhar a situação de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde", adiantou à Lusa o centro hospitalar.
Segundo referiu, o serviço de neonatologia do hospital está encerrado para novas admissões e os bebés "não foram nem vão ser transferidos" para outros hospitais.
De acordo com o Expresso, a bactéria foi detetada há alguns dias e há 11 bebés infetados.
"Por serem crianças muito pequenas, com hospitalizações longas, as admissões só deverão ser reabertas dentro de semanas ou até meses, quando as salas estiverem completamente livres da bactéria permitindo o internamento de bebés sãos", explicou um especialista do hospital àquele jornal.
Enquanto durar o isolamento, os recém-nascidos serão encaminhados para outras unidades hospitalares da região como a Maternidade Alfredo da Costa, o Amadora-Sintra ou o São Francisco Xavier.
A bactéria klebsiella pneumoniae pode provocar pneumonia, infeções da corrente sanguínea ou meningite. é resistente a vários antibióticos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt