Câmara de Alfândega da Fé isenta pagamento de água em aldeias afetadas pelo fogo
Incêndio consumiu "1.500 hectares" de áreas florestais e agrícolas.
O município de Alfândega da Fé vai isentar o pagamento da fatura da água do mês de agosto aos moradores das aldeias afetadas pelo incêndio que consumiu "1.500 hectares" de áreas florestais e agrícolas, revelou esta segunda-feira a autarquia.
No concelho de Alfândega da Fé, distrito de Bragança, nos dias 18 e 19 de agosto o fogo destruiu áreas florestais e agrícolas nas localidades de "Vilares da Vilariça, Colmeais, Vilarelhos, Valverde, Eucísia, Santa Justa Pombal e Vales".
Na nota enviada à agência Lusa, o município explicou que a medida, aprovada na última reunião de câmara, "tem em conta o consumo excecional de água utilizado pela população no combate às chamas".
Face aos prejuízos causados no setor da pecuária, com a destruição de pastos, a autarquia está ainda a distribuir alimentos para os animais.
O município vai também abrir na terça-feira "um balcão de apoio destinado a agricultores e produtores afetados", no qual poderão ser feitas as candidaturas ao apoio de 10 mil euros anunciado pelo Governo.
Para acelerar o processo de submissão de candidaturas, acrescenta, "a autarquia pretende estabelecer um protocolo com as associações de agricultores locais, para que estas procedam à instrução dos processos e reúnam a documentação necessária à submissão das candidaturas ao apoio excecional", sendo que os custos serão "suportados pelo município".
Esta proposta será votada na próxima reunião de câmara.
Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro.
Os fogos provocaram quatro mortos, entre eles um bombeiro, e vários feridos e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.
Segundo dados oficiais provisórios, até 29 de agosto arderam cerca de 252 mil hectares no país.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt