Comida adequada a todas as idades

Deve ingerir-se 400 gramas de fruta e hortícolas por dia.

13 de janeiro de 2016 às 16:44
Partilhar

Uma alimentação diversificada e equilibrada desde a gestação é determinante para garantir uma velhice com saúde. "Um idoso é saudável se teve uma alimentação saudável desde a infância e isto começa ainda na gravidez. Este é o ciclo", diz o nutricionista Alexandre Fernandes.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária de 400 gramas de fruta e hortícolas, uma vez que o baixo consumo destes alimentos ao longo do dia pode provocar, a médio prazo, o aparecimento precoce de doença cardiovascular e de alguns tipos de cancro. De acordo com a OMS, os padrões alimentares que incluem regularmente e, com valores elevados de consumo, as frutas e hortícolas, parecem ter um efeito positivo na prevenção da obesidade.

Pub

Por isso, o nutricionista Alexandre Fernandes recomenda sopa sempre no início das refeições principais. Acrescentam-se três peças de fruta por dia e garantem-se os 400 gramas de fruta e hortícolas. A sopa é, muitas vezes, o veículo para se consumir as hortícolas e as leguminosas, como feijão e grão, e serve tanto para crianças e adolescentes como para adultos, grávidas e idosos.

Para a mulher grávida, o nutricionista recomenda uma alimentação variada, "rica em cálcio e fósforo, sem esquecer o suplemento de ácido fólico".

Pub

As alfaces, e tudo o que sejam saladas, devem ser bem lavadas e as carnes bem passadas. Já salmão, carnes cruas e sushi devem ser evitados. É também essencial que os macronutrientes, hidratos de carbono e gorduras sejam garantidos. "Os nutrientes são fundamentais para a mãe suportar o desenvolvimento do bebé", sublinha.

Na alimentação das crianças antes dos seis anos tudo o que for fumados, fiambres ou chouriços é proibido. "O organismo não está ainda completamente desenvolvido e não tem mecanismos de eliminação dos nitritos e dos nitratos", explica.

Na idade escolar e na adolescência é essencial um bom pequeno-almoço, que deve ter leite ou sumos de vegetais ou de fruta. Na idade escolar é fundamental a atividade física, de resto a alimentação é igual à dos adolescentes e adultos (variada e pobre em sal, açúcar e gordura).

Pub

Para o idoso, diz o nutricionista, é possível obter uma refeição equilibrada, tendo a sopa como único prato da ementa ao adicionar leguminosas, carne ou peixe.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar