Conselhos sobre nutrição por Fernando Póvoas

Alimentar-se muitas vezes é dica para perder peso.

28 de março de 2015 às 13:43
Fernando Póvoas, conselhos, nutrição Foto: Miguel Barreira
Partilhar

Come de tudo com moderação?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Come de tudo com moderação?

Já imaginou uma dieta em que pudesse comer um quadrado de chocolate por dia, um pastel de nata quando a fome aperta e fast-food duas vezes por mês? Pois bem, não é de todo impossível. Os regimes restritivos fazem, definitivamente, parte do passado e dieta já não é sinónimo de comer apenas folhas de alface até chegar a altura de vestir o biquíni ou os calções de banho.

Pub

De acordo com o nutricionista Fernando Póvoas, é possível emagrecer com felicidade e com um menu tão apetitoso como o de quem não se preocupa com as calorias. "As dietas restritivas só funcionam durante um tempo. Por exemplo, para os meus pacientes não há alimentos proibidos. Deve-se comer de tudo com moderação", começa por explicar ao CM o médico, acrescentando que o importante é comer várias vezes por dia. "Deve-se fazer cinco a seis refeições e a horas certas. É importante que se coma quando o relógio manda e não quando o estômago pede. Assim, evita-se os exageros".

Para Fernando Póvoas, o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e é aí que se pode, e deve, comer de tudo um pouco. "Só não aconselho o leite e os cereais, que têm sempre muito açúcar. De resto, pode comer, por exemplo, fruta, iogurtes, nozes ou pão", revela o médico que não restringe a ingestão de hidratos de carbono nas suas dietas. "Só desaconselho à noite".

Pub
1 / 8
FOTO: Getty Images
comer, dieta, emagrecer
FOTO: Getty Images
comer, dieta, emagrecer
FOTO: Getty Images
desporto, exercício físico, emagrecer
FOTO: Getty Images
desporto, exercício físico, emagrecer
FOTO: Getty Images
desporto, exercício físico, emagrecer
FOTO: Getty Images
descanso
FOTO: Getty Images
desporto, exercício físico, emagrecer
FOTO: Getty Images
desporto, exercício físico, emagrecer

No fundo, o segredo é comer bem, sem passar fome e até são permitidas algumas extravagâncias. "Se não aguentar, coma um pastel de nata ou um quadrado de chocolate. É preferível do que fazer uma asneira maior".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar