Está a ter um dia caótico? A culpa pode ser da 'Blue Monday'
Terceira segunda-feira de janeiro é considerada o "dia mais deprimente do ano".
Há um dia em janeiro que foi apelidado como “o dia mais deprimente do ano”, a ‘Blue Monday’, que começou em 2005 como uma campanha de marketing.
O que é a ‘Blue Monday’ e quando acontece?
Embora o termo ‘Blue Monday’ já existisse muito antes, em 2005 foi reaproveitado como parte de uma campanha de marketing para uma empresa de viagens, o que incentivou as pessoas a abstraírem-se da melancolia do inverno e a reservarem férias.
A ação de marketing conseguiu gerar tanta repercussão nos media e aumentou de tal forma as vendas que se tornou num evento anual, avança o The Sun.
A data foi calculada com base numa fórmula que leva em consideração vários fatores, como condições climáticas, níveis de endividamento, dias desde o
Natal, a data em que as pessoas costumam quebrar as resoluções de Ano Novo e os níveis de motivação.
A ‘Blue Monday’ ocorre na terceira segunda-feira de janeiro de cada ano.
Porque é que a ‘Blue Monday’ é considerada o dia mais deprimente do ano?
Decidir este dia envolveu vários fatores, e um deles foi associarem-no ao Transtorno Afetivo Sazonal (TAS), um tipo de depressão associada às mudanças de estação.
O TAS é por vezes conhecido como “depressão de inverno” porque os sintomas costumam ser mais evidentes e mais grave durante esta estação do ano.
No entanto, especialistas da Universidade de Glasgow, afirmam que a ‘Blue Monday’ é tão deprimente como qualquer outro dia de janeiro ou fevereiro, não existindo nenhum estudo que comprove esta teoria, explica o The Sun.
O que pode fazer para superar a tristeza da ‘Blue Monday’?
Caso se sinta mais em baixa neste dia, existem diversas formas de transformar a ‘Blue Monday’ num dia positivo tanto para a mente como para a saúde.
Alguns exemplos passam por beber uma chávena de chá, praticar exercício físico, aproveitar o sol, ler um livro, ouvir um podcast, reencontrar entes queridos e ver um filme engraçado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt