Tempestade ‘Daniel’ deixa País sob aviso amarelo com neve, chuva e vento forte
Esperada chuva e vento forte, queda de neve e ondas de cinco metros.
Os efeitos de um sistema frontal frio associado à tempestade ‘Daniel’, como foi batizada em Espanha, vai provocar esta segunda-feira um agravamento do estado do tempo em Portugal Continental, depois deste domingo já ter havido várias inundações no Norte do País. As previsões são de chuva, neve, vento e forte agitação marítima.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou todo o território sob aviso amarelo, o segundo mais grave de uma escala de quatro.
"As previsões são de precipitação forte e persistente por todo o território de Portugal continental nesta segunda-feira", disse ao CM Ricardo Tavares, do IPMA. É também esperado "vento por vezes forte, com rajadas de até 70 km/hora, em especial no Algarve".
Nas terras altas as rajadas "podem chegar aos 100 km/hora". O aviso amarelo do IPMA diz também respeito à agitação marítima, prevendo-se "ondas de noroeste de quatro a cinco metros". É também esperada queda de neve acima dos 1000/1200 metros de altitude.
Este domingo, os bombeiros contabilizaram mais de 50 ocorrências na Póvoa de Varzim, sobretudo inundações. Houve também várias inundações em Vila do Conde e em Braga.
Tempo chuvoso deve continuar até ao Natal
Embora seja ainda cedo para previsões rigorosas, a indicação apresentada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para que o período natalício venha a ser marcado pela chuva em todo o território continental.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt