Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Chuva, neve e ventos fortes. Proteção Civil alerta para agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas

Previstas inundações, danos em "estruturas montadas ou suspensas", e possibilidade de queda de ramos ou árvores.
Correio da Manhã 15 de Dezembro de 2019 às 16:40
Mau tempo
Mau tempo
Mau tempo
Mau tempo
Mau tempo
Mau tempo
A Proteção Civil emitiu este domingo um comunicado com um aviso à população nas próximas 48 horas para o agravamento do estado do tempo. 

Após contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e no seguimento das previsões metereológicas do mesmo, a proteção civil salienta a ocorrência expectável de chuva intensa, em especial "nas regiões norte e centro" do País durante este domingo, prosseguindo na segunda-feira com "aguaceiros por vezes fortes na generalidade do continente, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada". Prevê-se ainda queda de neve "acima dos 1400/1600 metros de altitude a partir do final da tarde" deste domingo. 

Vento forte com rajadas "até 80 km/h do quadrante sul nas terras altas do norte e do centro, aumentando de intensidade no dia de amanhã [segunda-feira]" e agitação marítima significativa são também fatores a ter em conta. 

Tendo por base estas previsões, a proteção civil alerta para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo; possibilidade de cheias nos meios urbanos; possibilidade de inundações em algumas zonas; danos em estruturas montadas ou suspensas; dificuldades de drenagem em sistemas urbanos e possibilidade de queda de ramos ou árvores.

Proteção Civil meteorologia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)