Depressão Elsa condiciona circulação nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama

A circulação ferroviária na Ponte 25 de Abril está a ser efetuada de forma alternada.

19 de dezembro de 2019 às 18:24
Ponte 25 de Abril Foto: Duarte Roriz
Ponte Vasco da Gama Foto: Jorge Godinho
Chuva, forte, xxx, nuvens Foto: Getty Images

1/3

Partilhar

A circulação nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama encontra-se esta quinta-feira limitada devido às condições meteorológicas que se estão a fazer sentir por causa da intensidade da depressão "Elsa".

A circulação de veículos pesados de mercadorias com lona e de ciclomotores foi interditada pelas 18h00 desta quinta-feira na Ponte 25 de Abril, informou a Proteção Civil.

Pub

"Está interditada a circulação de veículos pesados de mercadorias com lona, assim como ciclomotores na Ponte 25 de Abril [que liga Lisboa a Almada, no distrito de Setúbal]", afirmou à Lusa o comandante Rui Laranjeira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Rui Laranjeira referiu ainda que, de acordo com a Lusoponte, as pontes 25 de Abril e Vasco da Gama "estão com restrições às velocidades máximas de circulação".

Pub

Fonte da Lusoponte, concessionária das duas infraestruturas, adiantou que não se pode circular a velocidade superior a 80 quilómetros/hora na Ponte Vasco da Gama. Já na Ponte 25 de Abril, a velocidade está limitada a 60 quilómetros/hora.

"Estamos a acompanhar o evoluir das condições meteorológicas e faremos alterações de acordo com a situação", acrescentou a fonte.

No caso da circulação ferroviária na Ponte 25 de Abril, entrou em vigor o Regime de Itinerário Pesado, efetuando-se a circulação de forma alternada, um comboio de cada vez, com atrasos na circulação entre os 7 e os 16 minutos.

Pub

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta quinta-feira sob aviso vermelho nove distritos - Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Braga, Porto, Vila Real e Viana do Castelo - em diferentes períodos do dia, devido à previsão de chuva forte e rajadas de vento superiores a 100 quilómetros por hora.

No Alentejo, Beja e Portalegre integram o 'lote' de distritos sob aviso laranja para precipitação, vento ou agitação marítima, enquanto o distrito de Évora está só com avisos amarelos.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou na quarta-feira a população para o agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e agitação marítima forte em toda a costa.

Pub

Em atualização

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar