page view

Porto, Braga, Viana do Castelo, Aveiro e Vila Real entram em 2023 sob alerta vermelho

Proteção Civil alerta para o agravamento do estado do tempo a partir da meia-noite.

31 de dezembro de 2022 às 12:34
A carregar o vídeo ...

Porto, Braga, Viana do Castelo e Aveiro entram em 2023 sob alerta vermelho

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga,  Aveiro e Vila Real entram em alerta vermelho às 00h00 de domingo devido ao agravamento do mau tempo, anunciou este sábado o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

"Entre hoje [sábado] e amanhã haverá um agravamento da situação", anunciou o comandante nacional da ANPC, André Fernandes, explicando que às 14h00 deste sábado estarão em alerta laranja cinco distritos: Porto, Viana do Castelo, Braga, Aveiro e Viana do Castelo.

A previsão do aumento da queda de chuva faz com que quatro desses cinco distritos passem a alerta vermelho [o mais grave da escala] às 00h00: Porto, Viana do Castelo, Braga e Aveiro.

Numa atualização às 15h53, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de três, o distrito de Vila Real, entre as 03h00 e as 12h00 de domingo, tal como já estavam aqueles quatro distritos.

A Proteção Civil alertou também para a possibilidade de cheias em meio urbano em especial no norte e centro do país devido "à forte precipitação que se vai sentir entre hoje [sábado] e amanhã".

Segundo o comandante, as bacias hidrográficas onde existem "maiores probabilidades de haver inundações em meio urbano assim como cheias" são as dos "rios Minho, Lima, Cavado, Ave, Douro, Vouga, Mondego e Tejo".

Perante este cenário, a APNC fez algumas recomendações à população: "Reduzir ao máximo as deslocações, ficar e casa e não conduzir nestas áreas afetada porque é provável que haja inundações nas rodovias".

Para quem tem de regressar a casa, o comandante André Fernandes pede que "planeiem bem as viagens, no dia 1, verificando se há inundação das rodovias", devendo por isso estar "atento às mensagens das autoridades".

Outra das recomendações é para que as pessoas não se dirijam às praias no primeiro dia do ano, até porque as previsões são também de maior agitação marítima na costa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8