page view

Loures disponibiliza aos moradores linha telefónica de apoio por causa do mau tempo

Três estradas estão interditas no concelho: a Estrada Nacional 115, a Estrada Municipal 629 e a Rua Comandante Ramiro Correia.

09 de dezembro de 2022 às 17:50

Os moradores de Loures afetados pelo mau tempo podem pedir apoio através de uma linha telefónica, informou, esta sexta-feira, a autarquia, numa altura em que o Pavilhão Paz e Amizade já não acolhe desalojados.

O número 800 100 176 é a Linha de Apoio Municipal disponibilizada pela Câmara de Loures, no distrito de Lisboa, e vai encaminhar os pedidos de ajuda dirigidos pelos moradores na sequência dos estragos provocados pelas inundações ocorridas esta semana no concelho.

Devido à "gravidade das ocorrências", a Câmara de Loures informou na quinta-feira que ia pedir ao Governo para declarar o estado de calamidade para o município.

As inundações obrigaram cerca de 25 pessoas a sair de casa, em especial nas localidades junto à Estrada Nacional 8 (EN8), sendo que seis foram acolhidas no Pavilhão Paz e Amizade, mas fonte da autarquia indicou à Lusa que, neste momento, os moradores voltaram para casa ou conseguiram outros realojamentos, continuando o espaço "de prevenção".

A mesma fonte explicou que continuam a ser contados os prejuízos e que a autarquia espera pelas conclusões da reunião desta sexta-feira entre o Governo e os autarcas da Área Metropolitana de Lisboa (AML).

Esta reunião, marcada para as 11h30, avalia "o impacto das cheias e eventual necessidade de apoios", segundo uma nota do gabinete da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

No encontro, estão representados 11 dos 18 municípios da AML, os nove da margem norte do rio Tejo - Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra e Vila Franca de Xira - e dois da margem sul - Seixal e Almada.

Só depois da reunião com a ministra será decidido de que forma a Câmara de Loures vai apoiar a população, referiu a fonte da autarquia à Lusa.

Numa publicação na rede social 'Facebook', o município indicou esta sexta que não se registaram "ocorrências de maior gravidade" em Loures na noite de quinta para sexta-feira.

Três estradas estão interditas no concelho: a Estrada Nacional 115 (entre o nó de A-das-Lebres e a Rotunda das Oliveiras), a Estrada Municipal 629 (que liga A-dos-Calvos a Caneças) e a Rua Comandante Ramiro Correia (que une Frielas e Unhos).

A EN8 já se encontra aberta ao trânsito, via que liga Odivelas e Loures e que foi afetada pela acumulação de chuva e pelo transbordo dos cursos de águas existentes no local.

Todos os distritos do continente estão sob aviso amarelo até às 15h00 desta sexta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e de rajadas fortes de vento.

Desde a noite de quarta-feira, o mau tempo associado à chuva intensa provocou várias inundações, o que motivou o corte de estradas, túneis e acessos a estações de transporte, assim como danos em estabelecimentos comerciais, habitações e veículos, causando elevados prejuízos. Há a registar a morte de uma mulher em Algés, no concelho de Oeiras, distrito de Lisboa, e dezenas de pessoas desalojadas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8