page view

Primeiro dia sem gelo no Ártico pode acontecer já em 2027

Cientistas utilizaram cerca de 300 modelos computacionais para prever quando o cenário poderia ocorrer.

04 de dezembro de 2024 às 15:17

O primeiro dia sem gelo no Ártico pode acontecer já em 2027, segundo indica um estudo da Nature Communications, divulgado na terça-feira.

Uma equipa internacional de investigadores liderada pelas climatologistas Alexandra Jahn (Universidade do Colorado Boulder) e Céline Heuzé (Universidade de Gotemburgo, na Suécia) utilizou cerca de 300 modelos computacionais para prever quando poderia ocorrer o primeiro dia sem gelo no oceano mais a Norte.

Os primeiros modelos previam que o degelo total podia apenas acontecer daqui a 20 anos, independentemente da evolução das emissões de gases com efeito de estufa. No entanto, os autores do estudo constataram que, uma vez que o gelo do Ártico já se encontra muito fino, as alterações no clima como ondas de calor e tempestades poderão acelerar o processo. 

Segundo a investigadora Céline Heuzé, em entrevista ao G1, o degelo tem consequências graves para várias espécies, afetando não só o Ártico, mas todo o ecossistema.

"Há algas a crescer na parte inferior [do gelo] e tudo, desde ovos de plâncton até bacalhaus polares, usando-o para se esconder. E, por outro lado, é claro, ursos polares utilizam-no como plataforma de caça", detalha.

A especialista indica que é difícil precisar se apenas um dia sem gelo seria suficiente para afetar drasticamente o ecossistema, mas alega que "a partir do momento que há um dia sem gelo, torna-se mais provável perdê-lo ainda mais, com mais frequência ou por períodos maiores", prevê Céline Heuzé. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8