page view

Proteção Civil registou 91 ocorrências devido ao mau tempo nos últimos dias na Madeira

Ocorrências foram quedas de árvores, movimentos de massas, quedas de redes elétricas e desabamentos.

03 de janeiro de 2026 às 10:41

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira registou desde quarta-feira e até às 08h00 um total de 91 ocorrências relacionadas com as condições meteorológicas adversas, foi anunciado este sábado.

O balanço divulgado pelo SRPC relativo às situações provocadas pela passagem da depressão Francis pelo arquipélago, com chuva, vento e agitação marítima fortes indica que não há registo de vítimas.

Refere que as ocorrências foram quedas de árvores (27), movimentos de massas (32), quedas de redes elétricas (9), desabamentos (06), entre outras situações que empenharam 211 operacionais e 97 meios técnicos.

A Proteção Civil indica que "todas as ocorrências foram prontamente resolvidas no patamar municipal".

O concelho do Funchal foi o mais afetado, com 24 ocorrências, seguido dos municípios de Machico (19) e Santa Cruz (16).

Também a capitania do Porto do Funchal voltou a prolongar os avisos de agitação marítima forte e vento muito forte na orla costeira até às 04h00 de domingo.

Com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou a costa norte da ilha da Madeira e a do Porto Santo sob aviso laranja para a agitação marítima, o vento vai ser "forte a muito forte (entre os 51 e os 74 quilómetros por hora)", diminuindo de intensidade.

Quanto à ondulação, aponta que as vagas serão entre os 5 e os 7 metros na costa norte, "diminuindo gradualmente para 2,5 a 3,5 metros", sendo de 5 metros com perspetivas de diminuírem de altura também na parte sul.

"Recomenda-se a toda a comunidade marítima e à população em geral os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras", insiste a capitania.

Estas condições atmosféricas levaram a Porto Santo Line, a concessionária da linha marítima entre a Madeira e o Porto Santo, a cancelar as viagens programadas para este sábado do navio Lobo Marinho entre as duas ilhas, realizando no domingo viagens extra para colmatar a situação provocada por dois dias de falta de ligações.

O movimento de aterragens e descolagens no Aeroporto Internacional da Madeira -- Cristiano Ronaldo está a decorrer com normalidade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8