page view

Artigo exclusivo

Turistas estrangeiros autorizados a circular em Portugal durante o período da Páscoa

Estrangeiros, emigrantes e ilhéus só podem cruzar concelhos para chegar ao alojamento reservado.

25 de março de 2021 às 01:30

Contudo, como já aconteceu no passado, há exceções: estrangeiros, emigrantes e residentes das regiões autónomas – sem residência em território continental - poderão cruzar concelhos nesta semana de Páscoa: mas apenas para chegar aos estabelecimentos hoteleiros ou alojamentos locais que reservaram.

A confirmação foi dada pela secretaria de Estado do Turismo à AHRESP, a associação mais representativa do setor da restauração e alojamento. “A regra referente à deslocação entre concelhos é igualmente semelhante à que foi adotada aquando da limitação de circulação entre diferentes concelhos do território nacional continental no período entre as 00h00 de 30 de outubro e as 06h00 de dia 3 de novembro de 2020”, recordou a tutela.

As habituais miniférias da Páscoa não vão assim acontecer pelo segundo ano consecutivo. Quem tentar contornar as regras, poderá cruzar-se com as forças da autoridade. A PSP já prometeu intensificar a fiscalização neste período de Páscoa, admitindo mesmo que haverá maior tendência dos portugueses em vir para a rua devido ao bom tempo previsto para este período.

Mesmo saindo de casa antes de 26 de março, cruzando concelhos para uns dias de férias, corre o risco de ser multado. Está ainda em vigor o dever de recolhimento domiciliário, que prevê deslocações apenas para motivos essenciais, como trabalhar ou receber cuidados de saúde. Desobedecer às medidas previstas, tal como a proibição de circulação entre concelhos e o uso obrigatório da máscara, poderá representar coimas entre 200 e mil euros para pessoas singulares.

pormenores

Sem obrigação de fechar

Apesar de não terem sido obrigados a fechar portas durante o último confinamento, a maioria dos hotéis optou por encerrar, perante as dificuldades de circulação para os clientes.

Tempo de adaptação

Nos espaços que se mantiveram abertos, foi necessário proceder a alterações aos serviços. Os pequenos-almoços, por exemplo, passaram a ser servidos nos quartos. Já algumas piscinas interiores funcionaram apenas por marcação.

Páscoa perdida

Várias regiões turísticas, incluindo Alentejo e Algarve, têm dado esta Páscoa como perdida, perante as barreiras à circulação interna e internacional.

Novo layoff entra esta quarta-feira em vigor

Entra esta quarta-feira em vigor o novo layoff simplificado que abrange sócios-gerentes, empresários em nome individual e os recibos verdes. É ainda prolongado o apoio à retoma progressiva até setembro.

Abertura ao ritmo da restante restauração

Segundo o Governo, os restaurantes e bares dos hotéis deverão abrir, “de um modo geral”, ao mesmo ritmo da restante restauração: a 5 de abril as esplanadas e, no dia 19, os espaços interiores.

Campanhas podem sair caras aos hotéis

Os hotéis devem evitar as habituais campanhas de Páscoa. O Governo avisa que a lei em vigor proíbe a publicidade “abusiva”: ou seja, todas as ações que possam levar à afluência de pessoas podem vir a ser penalizadas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8