page view

Animais oferecidos no sapatinho são abandonados após o Natal

Cães e gatos são os animais mais descartados pelos donos. Este ano a GNR já registou 347 crimes de maus-tratos e 214 de abandono.

17 de agosto de 2025 às 01:30

Setúbal, Porto, Braga, Faro e Lisboa são os distritos onde se registam mais crimes de maus-tratos e de abandono de animais de companhia. Segundo dados da GNR, divulgados ontem, Dia Internacional do Animal Abandonado, este ano, até dia 31 de julho, já foram contabilizados 347 crimes de maus-tratos e 214 de abandono. Desde 2022, a GNR já investigou 2249 crimes de maus-tratos e 1469 de abandono. Cães e gatos são os animais mais descartados pelos donos.

“Por norma, o maior número de abandonos de animais de companhia ocorre durante o principal período de férias, nomeadamente na época do verão. Contudo, também se registam casos após a época natalícia, refletindo situações em que os animais foram oferecidos como presentes e, posteriormente, os detentores tomaram consciência dos encargos e responsabilidades inerentes à sua posse, tendo abandonado os mesmos”, refere a GNR alertando para o facto de existirem alternativas para os donos deixarem os seus amigos de 4 patas em segurança enquanto vão de férias.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8